segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Afina, quem somos?

Mensagem: 23-11-2008
Igreja Batista Vitória Régia

Objetivo: demonstrar através da leitura da palavra que somos seres espirituais revestidos de um corpo carnal e que, por causa disso, estamos fora do curso natural de nossa vida quando agimos de maneira diferente.


Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
(Efésios 2 : 10)

Fomos feitos por Deus, criados em Jesus Cristo para as boas obras:
Essa é a causa, quais as conseqüências disso?

1º. Somos salvos pela graça, mediante a fé
2º. Não somos salvos por obras

Somos seres espirituais, criado à imagem e semelhança de Deus.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gn 1:26-27:


Qual a imagem de Deus?
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4 : 24)

Então o que é a salvação?

Sermos salvos significa voltarmos para o nosso estado natural, espírito, e para nosso lugar de origem, Deus.
Acontece que muitos de nós se agradam tanto deste mundo que não desejam voltar para Deus, mesmo sabendo que voltarão a ser espírito.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3 : 23)

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (João 1 : 11)

Mas nossa alma não consegue conviver com isso, nós precisamos de Deus, precisamos nos sentir amados por ele, temos saudades de Deus e, bem lá no fundo, não conseguimos viver sem Ele.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Salmos 42 : 2)

Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; (Salmos 63 : 1)


Então salmista clamou a Deus, me ensina como voltar para ti! Me ensina o caminho de volta!

Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. (Salmos 86 : 11)

Então Deus providenciou um caminho para que nosso espírito retorne para Ele, e um guia para nós não nos perdermos nessa jornada.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14 : 6)

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. (João 16 : 13)

Então, o que precisamos saber ao final é que retornaremos ao Pai, em espírito, mas precisamos encontrar o caminho da verdade para não nos perdermos:

Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Ec 12:6-7

Então, volte para junto de Deus, que é o seu lugar!

Nenhum comentário: